
Praxis & poiesis
Avaliativas 2018
As atividades avaliativas de 2018 têm por objetivo verificar o desenvolvimento das competências fundamentais relacionadas à disciplina de Filosofia. O texto abaixo contém as informações já transmitidas em sala de aula pela professora e que foram registradas por você, além de outras informações complementares.
Você poderá encontrar também aqui as datas de todas as atividades avaliativas do primeiro bimestre divulgadas em sala de aula e que já estão em seu caderno de aula. Caso esteja fora de casa ou sem seu material, sempre será possível se certificar e acompanhar seus prazos.
Bons estudos!
A nós professores de filosofia.
A vocês alunos
Desenvolvendo competências
A noção de competência tem merecido longas discussões. De modo amplo, competência significa a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações novas. Portanto, quando essa mobilização ocorre em situações singulares, o indivíduo conseguirá realizar operações mentais complexas.
Os subtítulos a seguir estão entre aspas porque são citações literais dos PCNPs e das Orientações Curriculares. (2006, p.33).
-
"Ler textos filosóficos de modo significativo."
A leitura de um texto filosófico retoma o pensamento vivo de um filósofo, mesmo que ele pertença a épocas muitos distantes. A leitura filosófica significativa investiga os pressupostos do texto e exercita a capacidade de problematização. Para tanto, o texto é apropriado de maneira metódica.
-
"Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros."
O filosofar exige compromisso como o cotidiano, portanto não é de se estranhar que se lance um "olhar filosófico" a textos como artigos de jornal, poemas, letras de música, programas de tevê, filmes, peças de teatro, obras de arte, pronunciamentos políticos, descobertas científicas e suas aplicações, referências a determinados tipos de comportamento e acontecimentos diversos, entre outros.
O rigor da abordagem filosófica reaparece nessas diferentes expressões, de modo a favorecer uma leitura diferenciada ao identificar problemas, avaliar pressupostos, interpretar fatos e levantar questionamentos que possibilitem uma visão crítica do mundo.
-
"Elaborar, por escrito, o que foi apropriado de modo reflexivo."
O processo do ensino de filosofia visa à autonomia do pensar, alcançada quando o estudante adquire a competência de produção pessoal. A melhor expressão desse tipo de produção é a dissertação filosófica.
-
"Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes."
Aprender a debater é, inicialmente, um exercício de reconhecimento do outro, de concessão da palavra, já que, no bom diálogo, além de falar, as pessoas se dispõem também a ouvir e a trocar ideias. O diálogo oferece a oportunidade de cada um organizar seu pensamento, entrar em desacordo como o outro ou até reformular seus pontos de vista, caso reconheça argumentos melhores que os seus. Trata-se de um exercício de cidadania, se lembrarmos que a filosofia nasceu na ágora, o espaço público em que os atenienses discutiam os destinos da cidade.
Datas das avaliações do primeiro bimestre
Turmas de Segunda
1. Aula-debate - 12/03
(atividade em grupo)
2. Escrita filosófica - 26/03
(atividade individual)
3. Avaliação bimestral - 09/04 (atividade individual)
Turmas de terça
1. Aula-debate - 13/03
(atividade em grupo)
2. Escrita filosófica - 27/03 (atividade individual)
3. Avaliação bimestral - 10/04 (atividade individual)
Temas das aulas-debate - primeiro bimestre - Segunda Série do Ensino Médio
-
Sócrates - Ética Foco: conhecimento
-
Aristóteles - Ética Foco: felicidade
-
Epicuro - Ética - Foco: prazer
-
Rousseau - Liberdade
Foco: Moral do coração.
-
Espinosa - Liberdade
Foco: da servidão passional à liberdade.
-
Nietzsche - Liberdade -
Foco: Moral dos escravos.
-
Jean- Paul Sartre - Liberdade
Foco: projeto, compromisso e responsabilidade.
-
Kant - Autonomia
Foco: imperativos kantianos.
Esclarecimentos:
O objetivo deste trabalho é proporcionar aos alunos elementos para a reflexão ética. Incluindo os temas de liberdade, questão ética por excelência, compreender o elevado sentido da liberdade, identificar seus limites e defender sua necessidade para a plena realização da condição humana fazem parte do caminho até a autonomia,Introduzir o aluno no universo das pesquisas sobre Filosofia, que capacite os alunos a construir textos filosóficos.
Espera-se que o aluno desenvolva diversas habilidades, como selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações. Além de possibilitar reconhecer manifestações ordenadas do pensamento e dos problemas da Filosofia.
Foi solicitado aos alunos que, em grupo, façam uma investigação do tema sorteado e direcionado de acordo com o pensador e o foco determinado. Os conhecimentos adquiridos devem ser usados na ocasião da aula-debate proposta pelo professor, cuja data está estabelecida acima. A pesquisa deve seguir o seguinte roteiro:
-
Situe o pensador e seu contexto histórico.
-
leia o máximo que puder sobre a teoria onde aparece o conceito ou o foco estudado pelo grupo.
-
identifique os problemas, conceitos ou teorias às quais o pensador estudado por seu grupo está respondendo.
-
Identifique com clareza os argumentos construídos pelo pensador para fundamentar suas ideias.
-
Exercite, a partir de um questionário elaborado pelo grupo, a capacidade de resposta a problemas e questões da vida prática. De modo a favorecer o pensamento a partir dos conhecimentos aplicados em diferentes situações reais.
-
Analise os efeitos de tais teorias na atualidade.
Qualquer dúvida, converse com a professora. Esse é um caminho para adequar seu trabalho à proposta.
Temas de pesquisa - apresentação primeiro bimestre - Primeira Série do Ensino Médio.
ÁREAS DA FILOSOFIA
-
EPISTEMOLOGIA
-
TEORIA DO CONHECIMENTO
-
ÉTICA
-
POLÍTICA
-
FILOSOFIA DA HISTÓRIA
-
ESTÉTICA
-
METAFÍSICA
-
LÓGICA
Esclarecimentos:
O objetivo deste trabalho é iniciar pesquisas sobre Filosofia que capacite os alunos construir textos filosóficos.
Espera-se que o aluno desenvolva diversas habilidades, como selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações. Além de possibilitar reconhecer manifestações ordenadas do pensamento e dos problemas da Filosofia.
Foi solicitado aos alunos que, em grupo, façam uma investigação de cada uma das áreas da filosofia para apresentar ao professor e aos colegas de classe, utilizando como ferramenta de apoio os slides que podem ser elaborados no Power Point. A pesquisa deve seguir o seguinte roteiro:
-
Apresentar o nome da área e seus respectivos problemas, que aparecem em forma de questionamento (pergunta).
-
Demonstrar os fundamentos e conceituação de cada área.
-
Comentar sobre os pensadores que desenvolveram teorias relacionadas à área investigada pelo grupo. Atenção! É importante situar os pensadores em seus contextos-históricos.
-
Identificar os pontos centrais das teorias encontradas.
-
Apontar os efeitos de tais teorias na atualidade.
Qualquer dúvida, converse com a professora. Esse é um caminho para adequar seu trabalho à proposta.