
Praxis & poiesis
Multipotencialidade - Emilie Wapnick
A demanda por especialização passou a ser uma das grandes incoerências de nossa sociedade; quase uma contra-cultura, em seu sentido "regressista", pois os valores e tradições produzem um enorme afastamento entre teoria e prática no Brasil.
Teorizamos sobre a importância de especializar-nos, num discurso mais comprado que fruto de nossas práticas.
Na vida prática o que experienciamos é, embora desvalorizada, a priorização dos conhecimentos múltiplos e das generalidades. E isso, embora eu seja especialista em ensino de Filosofia, é bom. Perceber e me apropriar disso, melhor ainda.
Multipotencial
Reconheça-se especialista ou multipotencialista. Se a primeira, desfrute. Se a segunda, com tudo o que sabe, pode até criar uma nova carreira: inovista.
Conhecimento rizoma - Sílvio Gallo
Sílvio Gallo inspirou várias de minhas produções durante o período de especialização. Principalmente suas ideias anarquistas para educação e suas propostas baseadas nos filósófos rebeldes: Foucault, Deleuze, Guattari e Derrida. Acho importante ouvir seus "conselhos" sobre educação. Aproveitem! É grátis.
A filósofa Viviane Mosé me inspira à produção. Posso compor raps, funks, samba, pop, ladainhas, etc. E gosto e posso me derreter em poemas, posso cantar, interpretar, escrever. É mutipotencial o modo no qual me conheço e reconheço. Por isso, é quase um dever realizar pelas brechas que a vida vai abrindo. Aproveitando cada momento de crise de fartura ou crise de necessidade para, diante da possibilidade de soltar poemas, seguir sã por aí.