
Praxis & poiesis
Projeto Fundamentação Teórica
Este trabalho tem como objetivo expandir a compreensão a respeito de algo que é muito frequente no meio acadêmico, e que já tem numa das visões da filosofia sua definição, pensada como parte do processo que pode dar conta da especificidade do trabalho filosófico: filosofia como fundamentação teórica e crítica.
Voltada para o estudo dos vários modos de conhecimento (percepção, imaginação, memória, linguagem, inteligência, experiência, reflexão). E dos vários tipos de atividades interiores e comportamentos externos dos seres humanos como expressões da vontade, do desejo e das paixões. Ela procura descrever as formas e os conteúdos desses modos de conhecimento e desses tipos de atividade e comportamento como relação do ser humano com o mundo, consigo mesmo e com os outros. (CHAUÍ, Marilena, 2016, p.27)
O processo se iniciará por pesquisas, leituras e fichamentos, de modo a proporcionar ao aluno referências que possam estruturar seus exames, avaliações e julgamentos com base em princípios, causas e condições que determinam a existência, a forma e os comportamentos de alguma coisa, bem como as leias ou regras de suas mudanças.
Só após esse processo, se inicia então o exercício da escrita dentro de uma estrutura proposta e exemplificada através de modelos e práticas.
Trata-se de uma introdução à escrita científica, porém no nível e grau de exigência pertinentes ao ensino básico.
Professora Angela Paz - Junho de 2021.